Discussões Temáticas Os projetos do Novo Código Comercial

Os projetos do Novo Código Comercial

Os princípios clássicos do direito comercial brasileiro, construídos ao longo dos séculos pelos usos e costumes mercantis e consolidados no Código Comercial do Império de 1850, foram substituídos de modo artificial por uma concepção estéril extraída do Código Civil italiano de 1942, que chega a negar a natureza comercial da atividade econômica.

Diante da necessidade de resgate dos princípios fundamentais do direito comercial, que devem regular a atividade das empresas, e de uma disciplina específica compatível com a natureza competitiva e especulativa das empresas privadas no regime da economia de mercado, a comunidade científica brasileira veio a propor e discutir a necessidade de adoção de um novo Código Comercial.

Para esse fim, tramitam no Congresso Nacional dois projetos paralelos que tem por objeto a edição de um novo Código Comercial. Na Câmara dos Deputados, foi apresentado o Projeto de Lei 1.572, de 2011, pelo Deputado Vicente Cândido (PT-SP), a partir de um anteprojeto elaborado pelo Professor Fábio Ulhoa Coelho, da PUC-SP. No Senado Federal, uma Comissão de Juristas coordenada, também pelo Professor Fábio Ulhoa Coelho, elaborou um Anteprojeto, que foi apresentado tendo como autor o Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e que passou a tramitar como o PLS 487, de 2013.

O projeto do Senado representa um avanço em comparação com o projeto iniciado na Câmara dos Deputados, uma vez que as diversas emendas e propostas de aperfeiçoamento decorrentes de congressos, seminários e reuniões técnicas com entidades representativas dos empresários, Ordem dos Advogados do Brasil, universidades e comunidade jurídica, foram incorporadas ao projeto do Senado, mas sem prejuízo da tramitação paralela do projeto na Câmara dos Deputados.

Arquivos para download


Comentários

 
informe seu nome.
informe seu email.
informe o que você deseja comentar.

Nenhum comentário foi encontrado